Home » » Projeto Matemática do Autismo é apresentado na 1° Mostra Inclusão em Foco

Projeto Matemática do Autismo é apresentado na 1° Mostra Inclusão em Foco



A primeira Mostra Inclusão em foco é realizada através do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência em Rio do Sul. O encontro aconteceu na Unidavi na última sexta feira 30, e tem como objetivo levar conhecimento e informação aos deficientes, abordando temas de interesse para a comunidade.

Um dos projetos apresentados na Mostra é a Matemática do Autismo. São aproximadamente 12 alunos autistas que estudam no período matutino e vespertino na APAE de Rio do sul. Os alunos desenvolvem atividades pedagógicas voltadas para a área da matemática e língua portuguesa.

Através de um estudo feito pelas professoras Naiara de Souza e Raquel Mohr foi pensado na matemática e na língua portuguesa como foco, já que são as disciplinas de maior dificuldade dos autistas. Neste primeiro semestre as atividades realizadas foram voltadas para a matemática.

O projeto Matemática do Autismo, também foi apresentado na Feira Regional de Matemática que aconteceu na cidade de Trombudo central entre os dias 12 e 13 deste mês. Dois alunos diagnosticados com autismo apresentaram a proposta do trabalho, que rendeu o troféu destaque para o grupo.

Os alunos autistas da APAE possuem uma rotina diferenciada, onde os professores procuram trabalhar a vida diária dos alunos, acompanhando e auxiliando na produção das atividades. Os jogos e produções são confeccionados em sala de aula através do projeto pedagógico semanal, também com a intermediação dos professores. Os responsáveis pelo projeto não tem um número total de quantos jogos e atividades já foram desenvolvidos, as atividades são feitas e confeccionadas conforme a necessidade e interesse.

Para a professora Naiara, eventos assim é que valorizam e deixam o preconceito de lado e geram a inclusão. “A sociedade precisa saber que eles estão inseridos, e que precisam desses movimentos para que as pessoas possam entender eles. Na verdade, a gente precisa entender o mundo deles e não eles o nosso.” Explica.

Entre os jogos apresentados na exposição estão o dominó de números, o dominó de formas, pareamento de formas geométricas, numerais com massinha, desenhos na areia, entre outros. Os jogos desenvolvem o raciocínio lógico, coordenação motora, percepção visual, além do desenvolvimento a imaginação e a criatividade. O projeto busca melhorar a capacidade de realizar operações lógicas relacionadas ao cotidiano do autista.
SHARE

About Anônimo