Home » » Projeto SABER SAÚDE: a contribuição do JORNALISMO na disseminação da Educação em Saúde

Projeto SABER SAÚDE: a contribuição do JORNALISMO na disseminação da Educação em Saúde



O projeto “Saber Saúde” foi criado em 2016 pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Saúde, na linha de Educação e Comunicação em Saúde formado por integrantes dos  cursos de Graduação em Enfermagem e Jornalismo da UNIDAVI. 

Os estudos na área da  Educação em Saúde iniciaram no ano de 2014 com o projeto Comunicação em Saúde: a sala de espera como espaço de in”formação” quando o Grupo produziu vídeos educativos e os apresentou na sala de espera de uma Unidade de Saúde do Alto Vale do Itajaí. O objetivo principal foi conhecer a opinião dos usuários dos serviços de Saúde quanto à utilização de mídias como ferramenta para a Educação em Sáude. Constatou-se, com a pesquisa, que a utilização de mídia audivisual pode ser aliada a programas de Educação em Saúde, acomodando temáticas diversas e podendo ser ampliada a outros espaços públicos, para além da sala de espera.

Com os resultados, a partir de 2016 o Grupo passou a produzir áudios educativos e inserí-losem uma rádio comunitária da região. E, com o objetivo de ampliar a disseminação da informação, em 2017 o “Saber Saúde” foi reestruturado criando-se o “Minuto Saber Saúde”, composto por um elenco de programetes de áudio a serem inseridos em rádios comunitárias de municípios do Alto Vale e, ainda, na Rádio Educativa Universitária Unidavi FM, em Rio do Sul. 

O projeto é desenvolvido de forma voluntária. O material técnico-científico é selecionado a partir de busca de dados nos sites do Ministério da Saúde, e avaliado por professores do curso de  Enfermagem. O conteúdo é adaptado para a linguagem radiofônica e gravado por acadêmicos de Jornalismo sob orientação de professores. A elaboração das peças radiofônicas “Minuto Saber Saúde” se divide em três etapas: produção textual; gravação das locuções e edição dos conteúdos. A gravação e edição do material conta com o apoio da equipe da Unidavi FM.

Considera-se que as rádios são próximas à população e, portanto, aliadas na implementação da Educação em Saúde, pois contribuem para que as pessoas possam cuidar melhor de si e de seus familiares. 

Veja alguns Spots realizados:










Texto: Equipe do  Projeto Saber Saúde/Jornalismo UNIDAVI
SHARE

About Jeorgea Waltrick