Home » » Projetos aprovados no Edital Elisabete Anderle

Projetos aprovados no Edital Elisabete Anderle



A Fundação Catarinense de Cultura divulgou a lista de aprovados do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017. Dois dos projetos contemplados vão beneficiar a Fundação Cultural de Rio do Sul e destacam a história e cultura do povo indígena do Alto Vale do Itajaí.

A diretora do Departamento Histórico, Memorial, Documentos e Patrimônio, Catia Dagnoni, teve seu projeto “Atividade Educativa Cultural Indígena”, aprovado na categoria Patrimônio Cultural, no valor de R$20 mil. Este projeto vai resultar em palestras educativas com a temática: Indígenas do Alto Vale do Itajaí: Identidade, Cultura e Pertencimento. As palestras serão gratuitas e realizadas no Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul, o local foi escolhido por ambientar o tema e por conter um acervo de objetos e fotografias que dão suporte à abordagem dos Indígenas.


Já o chefe da divisão do Arquivo Público Histórico de Rio do Sul e historiador Rodrigo Wartha, também teve seu projeto “História em Quadrinhos – O Povo Laklãno/Xokleng, o Povo do Sol”, aprovado na categoria Letras, no valor de R$20 mil. O objetivo deste projeto é publicar uma história em quadrinhos que aborde os aspectos do cotidiano do povo indígena Laklãnõ/Xokleng, único remanescente desta etnia no mundo e habitante do Alto Vale do Itajaí. O material será distribuído em escolas de Ibirama, com o intuito de trabalhar a Terra Indígena, mas também em escolas das redes municipal, estadual e provada aqui de Rio do Sul, com o apoio da Fundação Cultural.


E já o historiador Carlos Mondini, traz um projeto com uma exposição histórica e cultural que serão realizadas aqui em Rio do Sul e no ano que vem, nos municípios de Indaial, Blumenau e Itajaí. Essa exposição contará com fotografias antigas, objetos líticos, do artesanato e objetos que fazem parte de nossa cultura e tem como público alvo nossos estudantes.

Ficou curioso? Então venha com a gente assistir estes vídeos aqui embaixo, para ficar por dentro deste assunto.




SHARE

About Jeorgea Waltrick